Saúde
Kiara Cardoso é selecionada para evento nacional sobre Cânhamo Industrial
Frente Parlamentar promove debate técnico e exposição sobre Cânhamo
No próximo dia 27 de março, a partir das 10 horas, a Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial realizará a primeira audiência pública de 2024 no auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Com o tema ‘O potencial econômico e sustentável do Cânhamo no Brasil’.
Na sequência, a partir das 12 horas, no Espaço Heróis de 32, no lançamento da exposição ‘Cânhamo Industrial: uma revolução agrícola não psicoativa’. A utilização do cânhamo na construção civil, roupas e acessórios, plásticos, automóveis, cosméticos, alimentos e remédios poderá ser conferida.
A audiência vai debater uma subespécie da planta Cannabis sativa, que não contém psicoatividade em razão da baixa concentração de tetrahidrocanabinol (THC) e pode revolucionar o setor agrícola da construção civil, industrial, têxtil, com a possibilidade de produzir automóveis, cosméticos, casas, roupas, alimentos, remédios, entre outros. Especialistas foram convidados para agregar conhecimento e informações ao debate.
O Convite
O convite foi feito pela Frente Parlamentar de Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial, que é uma associação suprapartidária que reúne parlamentares, organizações, pesquisadores, médicos, associações, indústrias e membros da sociedade civil. Seu objetivo é discutir questões relacionadas ao uso medicinal e industrial da cannabis sativa, além de promover debates sobre políticas públicas vigentes e em tramitação nesse campo específico.
Dra. Kiara Cardoso, farmacêutica e doutora em farmacologia pela Unicamp, presidente e fundadora da AMO, Associação de Cânhamo e Cannabis Medicinal, foi convidada pela Frente Parlamentar para participar do evento, devido ao pioneirismo na condução de estudos científicos do Cânhamo no Brasil e na adaptação e tropicalização de diversas variedades de sementes para cultivo no bioma da Caatinga.
Representando o Vale do São Francisco
A farmacêutica pioneira na região do Vale do São Francisco, irá ministrar uma palestra, com o tema “O potencial sustentável e econômico do cânhamo para o Brasil”.
Além disso, a Assembleia Legislativa de São Paulo estará recebendo a exposição “Cânhamo: uma revolução agrícola não psicoativa”, que apresentará informações e produtos desenvolvidos com a flor, fibra e semente da planta. Ao final da audiência, todos os participantes serão convidados a visitar a exposição acompanhados pelo coordenador da frente, o Deputado Estadual Caio França (PSB).
Em suas palavras, Kiara expressou sua honra no privilégio em ser convidada pela Frente Parlamentar, representada pelo Deputado Caio França, também mencionou sua ansiedade para participar de outro evento, a audiência pública que ocorrerá no dia 25 de abril em Brasília, onde mais discussões sobre o tema serão realizadas.
“Feliz por estar fazendo parte da história do CÂNHAMO no Brasil.” Concluiu a presidente da AMO.
Juazeiro-BA
Juazeiro inicia Campanha de Vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (25)
A Campanha de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) em Juazeiro. Em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios pelo país, o Ministério da Saúde antecipou a campanha, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), disponibiliza as doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“A vacina utilizada é trivalente e protege contra os principais vírus em circulação no Brasil. A expectativa é que, com a vacinação massiva da população, ocorra uma redução das complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Pedimos à população que procure a sua UBS de referência para se proteger da influenza” explicou a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Pollyanna Evangelista.
Público-alvo
O público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente de idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Documentos
As pessoas devem procurar a sua UBS de referência com documento oficial com foto ou Certidão de Nascimento, CPF, Cartão SUS e Carteira de Vacinação.
Bahia
Sobe o número de óbitos por Dengue
Mais três mortes por dengue foram confirmadas na Bahia nesta sexta-feira (8). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dois pacientes moravam em Jacaraci e um em Vitória da Conquista, cidades que ficam na região sudoeste. Ainda conforme o órgão, 122 municípios do estado estão em epidemia.
A Sesab não detalhou o perfil dos pacientes que morreram. No entanto, a Secretaria Municipal de Vitória da Conquista informou que o terceiro caso do município foi um idoso de 78 anos, morador do bairro Alto do Candeias.
O idoso deu entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista com quadro suspeito de acidente vascular hemorrágico. Ele ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu no dia 23 de fevereiro.
Fonte: G1 Bahia.
Juazeiro-BA
Prefeitura de Juazeiro anuncia Atendimentos Odontológicos Móveis
A Prefeitura de Juazeiro-BA, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), compartilhou o cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico (UMO) para a próxima semana, de 4 a 8 de março. A ação visa proporcionar atendimentos odontológicos itinerantes, facilitando o acesso a serviços essenciais de saúde bucal.
Detalhes da Programação:
- Data: 4 a 8 de março de 2024
- Horário: A partir das 8h
- Atendimentos Diários: 15 pacientes
A UMO circulará por diferentes bairros, priorizando a descentralização dos serviços odontológicos e atendendo à diversidade da população. Para participar, é crucial que os interessados estejam cientes dos detalhes e requisitos necessários.
Requisitos para Atendimento:
- Apresentação de RG
- Apresentação de CPF
- Cartão SUS
Os documentos são fundamentais para garantir a identificação adequada dos pacientes e para facilitar um atendimento eficaz. A Prefeitura enfatiza a importância de comparecer com a documentação completa, otimizando o atendimento prestado.
Veja o cronograma:
Ascom Sesau / PMJ.