Conecte-se com a gente
https://pontepop.com/kiara-cardoso-e-selecionada-para-evento-nacional-sobre-canhamo-industrial/

Internacional

Passa pela Câmara projeto que pode proibir o TikTok nos EUA

Publicado

em

A Câmara votou na quarta-feira (13) a favor de um projeto de lei que exige que a TikTok rompa sua conexão com a controladora ByteDance ou enfrente uma proibição, avançando a legislação com uma velocidade surpreendente. O presidente Joe Biden já disse que apoiaria a legislação, mas o TikTok enfrenta um destino incerto enquanto o projeto segue para o Senado.

 

Um total de 352 legisladores votaram a favor da proposta e 65 contra, em um raro momento de unidade bipartidária em plena campanha eleitoral.

 

“A votação é bipartidária de hoje demonstra a oposição do Congresso às tentativas da China comunista de espiar e manipular os americanos, e marca nossa determinação ante os inimigos”, declarou o republicano Mike Johnson, presidente da Câmara.

 

A iniciativa é, até o momento, a maior ameaça enfrentada por esta rede social de compartilhamento de vídeos, muito popular em todo o mundo, sobretudo entre os jovens.

No entanto, seu destino no Senado é incerto, porque figuras-chave se opõem a tomar uma medida tão drástica contra o aplicativo.

Por ter uma matriz chinesa, o TikTok é uma preocupação para os Estados Unidos e outros países, que consideram que a plataforma permite que Pequim vigie e manipule os cerca de 170 milhões de usuários nos EUA.

 

Foto: Anna Moneymaker

 

O presidente Joe Biden promulgará a norma, conhecida oficialmente como “Lei de Proteção dos Estados Unidos contra Solicitações Controladas por Adversários Estrangeiros”, após sua aprovação nas duas câmaras legislativas, anunciou a Casa Branca.

O TikTok reagiu dizendo que o processo legislativo “foi levado adiante em segredo por um motivo: trata-se de uma proibição” e pediu ao Senado que “leve em consideração os fatos” e pense no impacto que a medida teria sobre 7 milhões de pequenas empresas e 170 milhões que utilizam essa rede social nos Estados Unidos.

A lei pede que a empresa matriz do TikTok, ByteDance, venda a plataforma em 180 dias a uma empresa local. Do contrário, será excluída das lojas virtuais gigantes como a Apple e Google, nos Estados Unidos.

Também daria ao presidente o poder para designar outros aplicativos como uma ameaça à segurança nacional caso esteja sob controle de um país considerado adversário dos EUA.

Jonalismo com uma abordagem jovem, popular e democrática com uma militância sociopolítica e identitária, sendo uma alternativa à imprensa tradicional.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional

Avião militar com 15 pessoas a bordo caiu na Rússia

Publicado

em

Por

Um avião de transporte militar russo com 15 pessoas a bordo caiu nesta terça-feira (12) devido a um incêndio em um de seus motores na região de Ivanovo, ao nordeste de Moscou, informou o Ministério da Defesa, sem explicar se houve sobreviventes.

“Um avião de transporte militar Il-76 caiu na região de Ivanovo quando decolava”, com oito tripulantes e sete passageiros, afirmou o ministério, citado pelas agências de notícias russas.

Os primeiros elementos da investigação indicam que o acidente aconteceu após um incêndio em um dos motores durante a decolagem, acrescentou o ministério. (AFP) 

O Exército tenta determinar as causas exatas, disseram as agências russas.

Imagens que circularam nas redes sociais mostraram a aeronave IL-76 descendo em direção ao solo com um dos motores em chamas.

Continue Lendo

Internacional

União Europeia proibirá embalagens plásticas em 2030

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução.

 

A União Europeia (UE) alcançou um marco ambiental na segunda-feira, 4 de março, ao aprovar a proibição de plásticos descartáveis em cafés e restaurantes a partir de 2030. Essa medida, parte dos regulamentos do Pacto Verde, busca reduzir o desperdício de embalagens, estabelecendo metas de redução de 10% até 2035 e 15% até 2040.

A legislação, impulsionada pela presidência rotativa da UE, atualmente nas mãos da Bélgica, visa tornar as embalagens mais sustentáveis, mantendo altos padrões de gestão de resíduos. Após intensas negociações e lobby da indústria, a UE manteve sua posição contra embalagens plásticas, destacando a importância de abordar o excesso de resíduos.

Além de cafés e restaurantes, a proibição se estende a frutas, vegetais frescos não processados, porções individuais de condimentos e açúcar, bem como embalagens retráteis para malas nos aeroportos. Sacolas plásticas ultraleves também serão banidas, com algumas exceções.

 

Foto: Reprodução.

 

A inovação do regulamento é evidente ao estabelecer metas para reduzir o consumo de embalagens, independentemente do material utilizado. O legislador belga da UE, Frederique Ries, apelou à cooperação de setores industriais, países da UE e consumidores na luta contra o excesso de embalagens.

Estabelecimentos que oferecem comida para levar devem esforçar-se para disponibilizar 10% de seus produtos em embalagens reutilizáveis até 2030. Adicionalmente, a proibição de “produtos químicos para sempre” em embalagens alimentícias busca proteger a saúde dos consumidores, incluindo a prevenção de diferentes tipos de câncer.

O acordo aguarda a aprovação formal pelos Estados-membros e pelo parlamento, consolidando o compromisso da UE com práticas mais sustentáveis e a construção de um futuro ambientalmente consciente.

 

 

 

Com informações: Le Monde.

 

Continue Lendo

Internacional

Chile exclui empresas israelenses de feira aeroespacial

Publicado

em

Por

Foto: Luís Alberto Neves AeM.

 

O governo do Chile anunciou nesta terça-feira (5) a decisão de excluir empresas israelenses da principal feira aeroespacial e de defesa da América Latina, programada para ocorrer em Santiago em abril.

De acordo com comunicado do Ministério da Defesa, a edição de 2024 da Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), agendada entre 9 e 14 de abril, não contará com a participação de companhias israelenses.

 

“Por decisão do governo do Chile, a edição de 2024 da Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), que será realizada entre 9 e 14 de abril, não contará com a participação de empresas israelenses”, diz comunicado.

O embaixador de Israel no Chile, Gil Artzyeli, revelou à agência AFP que o governo não o contatou para notificá-lo e que tomou conhecimento da exclusão apenas por meio do comunicado ministerial.

“É difícil dizer que estamos surpresos levando em conta a doutrina do governo com Israel”, comentou Artzyeli.

 

Crianças e mulheres, as principais vítimas

Os recém-nascidos de 5.500 mulheres que entrarão em trabalho de parto no próximo mês correm risco de morrer por conta da inexistência de qualquer serviço pré ou pós-natal na Faixa de Gaza.

Segundo levantamento do jornalista Jamil Chade, do Uol, 90% das crianças de 6 a 23 meses e das mulheres grávidas e lactantes enfrentam grave pobreza alimentar na Faixa de Gaza. Os alimentos que estão disponíveis para elas todos os dias são de baixo valor nutricional e pertencem a apenas dois ou menos grupos de alimentos.

 

Confira outros dados:

  • 90% das crianças menores de cinco anos são afetadas por uma ou mais doenças infecciosas.
  • 70% das crianças tiveram diarreia nas duas semanas anteriores à avaliação feita pela Unicef. Esse aumento sem precedentes tem implicações diretas sobre o status nutricional das crianças menores de cinco anos, bem como de outras populações vulneráveis.
  • 81% das famílias não têm água limpa e segura. O acesso médio das famílias é de menos de um litro por pessoa por dia. Isso está longe do padrão mínimo de 15 litros por pessoa por dia e é especialmente preocupante para os bebês que são alimentados com fórmula infantil.

 

 

 

Fonte: Rede Brasil Atual.

Continue Lendo

Posts

Brasil3 meses atrás

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

O Senado aprovou, nesta terça-feira (15), em dois turnos, a proposta que inclui no artigo 5º da Constituição Federal a...

meio ambiente3 meses atrás

Crise do clima pode derrubar renda global em 19% até 2050

Um estudo que cruzou informações sobre economia local em populações do mundo todo com dados climáticos nos últimos 40 anos...

Brasil3 meses atrás

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que modifica as regras de...

Ilha do Fogo4 meses atrás

Equipe de voluntários da Ilha do Fogo mobiliza a população para mutirão de limpeza

No próximo dia 30 de março (sábado), a partir das 9h, a população do Vale do São Francisco está convidada...

Brasil4 meses atrás

STF derruba carência do INSS para autônoma receber salário-maternidade

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou – por 6 votos a 5 – o direito de trabalhadoras autônomas,...

Direitos Trabalhistas4 meses atrás

Motoristas de aplicativos protestam contra projeto de lei em Petrolina

Motoristas de aplicativos de Pernambuco unem-se em paralisação nacional contra o Projeto de Lei do Plano de Legislação Participativa. Nesta...

Esportes4 meses atrás

“Eu só queria jogar futebol”: Vinícius Jr. chora e desabafa ao falar de racismo

Durante a coletiva desta segunda-feira (25), o atacante Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid e da seleção brasileira, expressou emoção...

Entretenimento4 meses atrás

Após ameaça de prefeito, Planet Hemp e Criolo fazem show em Criciúma

A cidade de Criciúma, em Santa Catarina, sediou nos dias 22 e 23 o Skate Total Urbe (STU), uma competição...

Juazeiro-BA4 meses atrás

Prefeitura de Juazeiro intensifica recapeamento asfáltico na cidade

A Prefeitura de Juazeiro está intensificando os serviços de recuperação de vias no município, que tem como objetivo melhorar o...

Brasil4 meses atrás

Dados cadastrais de 87 mil chaves Pix vazam, informa Banco Central

Um total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) teve dados vazados,...

Categorias

Arquivos

Tendências

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner