Conecte-se com a gente
https://pontepop.com/kiara-cardoso-e-selecionada-para-evento-nacional-sobre-canhamo-industrial/

Vale do São Francisco

Vale do São Francisco é responsável por 90% das exportações de Uva e Manga

Publicado

em

No ano passado, o fenômeno El Niño ajudou o Brasil a bater um recorde na exportação de frutas, principalmente no Vale do Rio São Francisco.

O Brasil enviou mais de 1 milhão de toneladas de frutas ao mercado internacional em 2023. O volume de uva exportada aumentou 40%. A manga continua liderando as exportações de frutas. O volume exportado subiu 15%, totalizando 266 mil toneladas.

A fruticultura brasileira alcançou um faturamento histórico em 2023, mais de US$ 1 bilhão. O Vale do São Francisco teve participação decisiva no crescimento das exportações; mais de 90% da uva e manga saíram dessa região.

“Nossos principais concorrentes – no caso o Peru, o Equador e a Espanha para manga, os Estados Unidos para uva -, eles sofreram um conjunto de efeitos climáticos que prejudicou a safra deles. No caso do Vale do São Francisco, a gente tem um grande diferencial, que é a possibilidade de você controlar a água pela irrigação, sol em abundância”, explica.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas, Guilherme Coelho, celebra o bom desempenho:

“A manga cresceu 57% nas exportações, a uva 51%. Esse número foi muito ajudado pelo El Niño, né? Por exemplo, a gente manda manga para o exterior e choca com o mesmo tempo do Peru. O Peru, por causa do El Niño, não teve uma boa floração. Com isso, a manga do Vale do São Francisco entrou muito forte”.

 

“Quando você usa tecnologia de 100% de eficiência, eu estou usando melhor os nossos recursos naturais e o meio ambiente agradece”, afirma Corifeu Francisco Buzzeti, coordenador de Frutas do Vale do São Francisco.

Fonte: G1.com/Jn

Jonalismo com uma abordagem jovem, popular e democrática com uma militância sociopolítica e identitária, sendo uma alternativa à imprensa tradicional.

Ilha do Fogo

Equipe de voluntários da Ilha do Fogo mobiliza a população para mutirão de limpeza

Publicado

em

Por

No próximo dia 30 de março (sábado), a partir das 9h, a população do Vale do São Francisco está convidada a se unir a mais uma ação que promete transformar o cenário local. A equipe de voluntários da Ilha do Fogo está organizando o 6º mutirão de limpeza, com o objetivo de revitalizar e preservar o ambiente natural.

O evento, que promete ser não apenas uma atividade de limpeza, mas também uma celebração da comunidade, contará com a trilha sonora do renomado DJ Werson, além de outras apresentações ao longo do dia.

Para garantir o conforto e a segurança dos participantes, a equipe organizadora faz um importante alerta: é fundamental levar água e utilizar protetor solar em abundância. Graças à generosidade da comunidade e de alguns parceiros, foram arrecadados sacos de lixo e outros materiais que serão essenciais para a eficiência do mutirão.

Além disso, os voluntários têm o prazer de anunciar que no dia 6 de abril, a Ilha do Fogo será palco da primeira gincana sociocultural. Um evento imperdível, que promete envolver e entreter a comunidade, com a chance de ganhar um notebook como prêmio.

A mobilização dos voluntários e o apoio da população são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas, que visam não apenas cuidar do ambiente, mas também fortalecer os laços comunitários e promover o bem-estar de todos na Ilha do Fogo.

Continue Lendo

Direitos Trabalhistas

Motoristas de aplicativos protestam contra projeto de lei em Petrolina

Publicado

em

Por

Motoristas de aplicativos de Pernambuco unem-se em paralisação nacional contra o Projeto de Lei do Plano de Legislação Participativa.

Nesta terça-feira (26), motoristas de aplicativos em Pernambuco uniram-se em uma paralisação nacional para protestar veementemente contra o Projeto de Lei do Plano de Legislação Participativa (PLP) 12/2024, em tramitação urgente na Câmara dos Deputados em Brasília. O projeto visa regulamentar a atividade dos motoristas de aplicativos em todo o país, suscitando preocupações e resistência por parte dos profissionais afetados.

A manifestação teve como epicentro a cidade de Petrolina (PE), onde os manifestantes se concentraram a partir das 5h no Pátio de Eventos Ana das Carrancas. O ato recebeu expressivo apoio da Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil (FEMBRAPP) e da Associação dos Motoristas e Motoristas por Aplicativos de Pernambuco (AMAPE), que uniram forças para defender os interesses e direitos da categoria.

Além dos próprios motoristas de aplicativos, a mobilização contou com a presença solidária de entregadores por aplicativos e motociclistas, em virtude das preocupações levantadas pelo Governo Federal, que sinaliza a possibilidade de regulamentação dessas profissões no futuro próximo.

O protesto reflete a determinação e a união dos trabalhadores de aplicativos em Pernambuco e em todo o país, que se mantêm firmes na defesa de seus direitos e na busca por uma regulamentação justa e equilibrada de sua atividade profissional.

Continue Lendo

Juazeiro-BA

Prefeitura de Juazeiro intensifica recapeamento asfáltico na cidade

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Juazeiro está intensificando os serviços de recuperação de vias no município, que tem como objetivo melhorar o tráfego na cidade. Equipes da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) atuam em vias que estão com pavimento deteriorado. Desde a última semana, os trabalhos estão concentrados na Av. Chefy Khoury, no bairro João Paulo II e na Av. Irmã Dulce, no Alto da Aliança.

Foto: Luan Medrado/PMJ

O titular da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), Acauã Santiago, ressaltou a importância do trabalho realizado em pontos com pavimentação deteriorada. “Continuamos melhorando a mobilidade urbana da cidade. Sabemos da situação do asfalto destas vias, que, após as chuvas, se deterioraram mais ainda e é por isso que estamos empenhados para resolver a situação. Vamos continuar intensificando os serviços de tapa-buraco para melhorar a mobilidade da população”, pontuou o secretário de Obras, Acauã Santiago.

Foto: Luan Medrado/PMJ

Além de recuperar vias, a gestão Suzana Ramos está pavimentando mais de 70 ruas em mais de 10 bairros, com obras avançadas nos bairros Quidé, Nova Esperança, Jardim Flórida e Jardim Vitória. Um investimento de R$ 10 milhões, fruto de emenda parlamentar do deputado federal, Adolfo Viana, em parceria com o deputado estadual, Jordávio Ramos, através da prefeita Suzana Ramos.

 

Continue Lendo

Posts

Brasil3 meses atrás

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

O Senado aprovou, nesta terça-feira (15), em dois turnos, a proposta que inclui no artigo 5º da Constituição Federal a...

meio ambiente3 meses atrás

Crise do clima pode derrubar renda global em 19% até 2050

Um estudo que cruzou informações sobre economia local em populações do mundo todo com dados climáticos nos últimos 40 anos...

Brasil3 meses atrás

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que modifica as regras de...

Ilha do Fogo4 meses atrás

Equipe de voluntários da Ilha do Fogo mobiliza a população para mutirão de limpeza

No próximo dia 30 de março (sábado), a partir das 9h, a população do Vale do São Francisco está convidada...

Brasil4 meses atrás

STF derruba carência do INSS para autônoma receber salário-maternidade

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou – por 6 votos a 5 – o direito de trabalhadoras autônomas,...

Direitos Trabalhistas4 meses atrás

Motoristas de aplicativos protestam contra projeto de lei em Petrolina

Motoristas de aplicativos de Pernambuco unem-se em paralisação nacional contra o Projeto de Lei do Plano de Legislação Participativa. Nesta...

Esportes4 meses atrás

“Eu só queria jogar futebol”: Vinícius Jr. chora e desabafa ao falar de racismo

Durante a coletiva desta segunda-feira (25), o atacante Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid e da seleção brasileira, expressou emoção...

Entretenimento4 meses atrás

Após ameaça de prefeito, Planet Hemp e Criolo fazem show em Criciúma

A cidade de Criciúma, em Santa Catarina, sediou nos dias 22 e 23 o Skate Total Urbe (STU), uma competição...

Juazeiro-BA4 meses atrás

Prefeitura de Juazeiro intensifica recapeamento asfáltico na cidade

A Prefeitura de Juazeiro está intensificando os serviços de recuperação de vias no município, que tem como objetivo melhorar o...

Brasil4 meses atrás

Dados cadastrais de 87 mil chaves Pix vazam, informa Banco Central

Um total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) teve dados vazados,...

Categorias

Arquivos

Tendências

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner