Politica
Lula viaja à Guiana para cúpula caribenha com foco na integração regional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quarta-feira (28) em Georgetown, capital da Guiana, para participar da cúpula dos chefes de governo da Comunidade do Caribe. A viagem faz parte da agenda de retomada do movimento de integração regional na América do Sul, uma das prioridades do presidente.
A comitiva brasileira é formada pelos ministros:
- Simone Tebet, do Planejamento,
- Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos,
- Renan Filho, dos Transportes,
- e Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional.
Lula foi convidado pelo presidente Mohamed Irfaan Ali para discursar no encerramento da cúpula. O evento trata de temas como desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional, assuntos caros ao Caribe, que importa a maior parte dos alimentos que consome.
O convite de Ali foi feito no início de dezembro durante uma ligação telefônica, dias depois de os venezuelanos votarem um referendo a favor da anexação de Essequibo, área rica em petróleo que corresponde a dois terços da Guiana.
Em seu discurso, previsto para acontecer às 15h (horário de Brasília), Lula deve defender a integração regional e reforçar as bandeiras levantadas pela presidência brasileira do G20, que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e a União Africana.
A presidência brasileira no grupo está baseada em um tripé de prioridades: combate à fome, à pobreza e à desigualdade, desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental e reforma da governança global.
Lula defende que a redução das desigualdades deve estar no centro da agenda internacional. O desenvolvimento sustentável defendido pelo presidente engloba transição energética e a implementação da economia verde no país. Essa é uma das prioridades brasileiras por representar, na avaliação do governo, o principal instrumento de combate às mudanças climáticas.
A mudança da governança global, terceira das prioridades do governo brasileiro, é necessária, na avaliação de Lula, para dar aos países em desenvolvimento mais condições de enfrentar a desigualdade, a fome e a mudança climática. O presidente defende, por exemplo, maior participação dos países emergentes nas decisões do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.
Após o evento, Lula terá uma reunião bilateral com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e, depois, participará do encontro trilateral com Irfaan Ali e o presidente do Suriname, Chan Santokhi.
Lula encerra sua visita à Guiana na manhã de quinta-feira (29). Ele tem reunião bilateral marcada com Ali, às 10h, em um espaço que será inaugurado em sua homenagem no Centro de Convenções Arthur Chung e levará o nome de “Sala Lula”.
No encontro, entre outras coisas, Lula deve agradecer ao presidente da Guiana pela disposição em aceitar sentar-se à mesa com o Nicolás Maduro e conversar a respeito do impasse envolvendo Essequibo, região reivindicada pela Venezuela. O Brasil atua buscando facilitar o diálogo entre os dois países, defendendo que a solução deve ser bilateral.
O presidente viaja, na sequência, para Kingstown, em São Vicente e Granadinas, para participar da cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade do Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). À margem da cúpula da Celac, Lula deve se encontrar com Maduro.
Segundo relatos feitos por auxiliares diretos do petista, Lula pretende falar com Maduro sobre a importância de se fixar uma data para as eleições presidenciais na Venezuela ainda em 2024, conforme estabelecido pelo Acordo de Barbados.
O acordo, celebrado em outubro do ano passado, prevê a realização de eleições transparentes e a libertação de oposicionistas presos. Em troca, os Estados Unidos suspenderam parcialmente suas sanções econômicas contra a Venezuela.
Juazeiro-BA
Manuella Tyler anuncia Pré-candidatura à vereadora de Juazeiro-BA
A Ativista do PSOL, anunciou hoje (31) sua Candidatura à Vereadora de Juazeiro-BA
A Ativista, anunciou hoje (31) sua Candidatura à Vereadora de Juazeiro-BA. Confira;
A Ativista e agora Pré-candidata que anunciou sua chegada na semana passada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) através do convite da Dep. Federal Erika Hilton (PSOL-SP), anunciou também sua Pré-Candidatura à vereadora do município de Juazeiro-BA.
– “Vamos juntos, eleger a 1º mulher travesti vereadora de Juazeiro, porque a chegada nessa casa será uma conquista coletiva, popular e democrática” disse a Ativista nas redes sociais
Juazeiro-BA
Ex-Prefeito de Juazeiro estava inelegível mas irá concorrer à prefeitura em 2024
segundo assessoria, o ex-prefeito que estava inelegível fez ‘acordo’ com o MP e irá concorrer as eleições de 2024 pra prefeitura municipal. Confira;
O ex-prefeito de Juazeiro-BA, fez um ‘acordo’ com o MP para quitação do processo que o impedia te concorrer a eleição, a inelegibilidade.
A condenação de Isaac foi decorrente de pagamentos de contas de energia elétrica dos mercados municipais realizados durante sua gestão, uma prática realizada por bastantes prefeitos municipais.
Durante a tramitação do processo, a advogada do caso de Isaac aceitou um cargo oferecido pela prefeita Suzana Ramos e deixou o processo sem defesa.
A advogada será responsabilizada judicialmente pelo descaso, devendo ressarcir o cliente pelos danos causados.
O nome de Isaac Carvalho como candidato à prefeito já foi confirmado pelo PT.
A convenção da Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) será realizada no dia 5 de Agosto.
Petrolina-PE
Escondam as Joias: Bolsonaro vem à Petrolina em Agosto de 2024
o ex-presidente e inelegível Jair Messias Bolsonaro virá a Petrolina no próximo dia 7 de agosto.
O ex-presidente e inelegível Jair Messias Bolsonaro virá a Petrolina no próximo dia 7 de agosto.
A agenda foi confirmada pelo ex-ministro do Turismo e pré-candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado (PL). Durante a passagem pela cidade sertaneja, Bolsonaro participará de um ato em apoio à candidatura de Lara Cavalcanti (PL) à prefeita de Petrolina, consolidando a liderança da jornalista dentro da legenda.
“Acabei de receber uma ligação do presidente Bolsonaro e sei que vocês vão adorar. Estou aqui com o deputado Feitosa, Sílvio Nascimento, Fernando Rodolfo, e o presidente [Bolsonaro] virá para Pernambuco no dia 7. Vamos passar por Petrolina”, afirmou.
A agenda ainda inclui Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Gravatá e encerra no dia 10, na capital pernambucana.
“Em Recife, vamos juntar o pessoal de Olinda, de Jaboatão, de Paulista e de toda a região. Os bolsonaristas que estão em Ipojuca, o pessoal conservador, então é isso aí. E mais detalhes de local, dos horários, a gente vai divulgando mais para frente. Mas está fechado, prego batido e ponta virada: Bolsonaro aqui em Pernambuco de 7 a 10. Pode divulgar, pode botar pra tapar com barro”, finalizou Machado