Conecte-se com a gente
https://pontepop.com/kiara-cardoso-e-selecionada-para-evento-nacional-sobre-canhamo-industrial/

Petrolina-PE

Hospital Unimed de Petrolina realiza com sucesso primeira cirurgia no cérebro com o paciente acordado

Publicado

em

O Hospital da Unimed de Petrolina (HUP), realizou, pela primeira vez no Vale do São Francisco, a cirurgia no cérebro com o paciente acordado – a chamada ‘awake craniotomy’. O procedimento, para retirada de tumores em áreas eloquentes (da fala, movimentos, memória, audição e visão), aconteceu na última quarta-feira (21), com um paciente do sexo masculino de 64 anos, que passa bem e sem quaisquer sequelas.

De acordo com o médico Ricardo Brandão, neurocirurgião responsável pelo procedimento que levou quase 6 horas para conclusão, a craniotomia acordada é considerada uma cirurgia bastante complexa que requer uma equipe bem experiente e entrosada, sobretudo anestesista de alto padrão. “Além disso, muita tecnologia envolvida e drogas anestésicas mais modernas”, acrescentou. Também fizeram parte da cirurgia inédita na região, um instrumentador, um neurofisiologista, anestesista principal e mais dois anestesistas, enfermeiro e técnicos de enfermagem.

Ainda segundo Ricardo Brandão, a cirurgia no cérebro com o paciente acordado, representa um avanço enorme para região, pois aumenta sobremaneira a segurança do paciente que tem lesões cerebrais (tumores, aneurismas) localizados em áreas mais eloquentes, diminuindo drasticamente as chances de sequelas.

“Tradicionalmente se faz esse tipo de procedimento com o paciente sob anestesia geral inconsciente em todo o tempo da cirurgia. Dessa forma só sabemos que o paciente tem sequelas quando ele acorda e nesse momento não temos mais como reverter. Com o paciente acordado, sabemos em tempo real se estamos trazendo algum dano a ele ou não. O neurofisiologista está todo o tempo monitorizando isso e comunicando ao cirurgião principal o que está ocorrendo”, ressaltou.

Internado para exames e cuidados médicos, o paciente disse que não sentiu dores ou qualquer outro incômodo durante a cirurgia, além de interagir com a equipe médica na realização de testes neurocognitivos, motores e de linguagem. O paciente teve alta hospitalar no último sábado (24), três dias após o procedimento, e de volta à casa e ao convívio com a família e os amigos, comemorou:  “Se soubesse antes que seria tão tranquila e segura essa cirurgia eu já teria feito. Recomendo para as pessoas que estão precisando e agradeço a Deus e a equipe médica por tudo“, concluiu.

Jonalismo com uma abordagem jovem, popular e democrática com uma militância sociopolítica e identitária, sendo uma alternativa à imprensa tradicional.

Direitos Trabalhistas

Motoristas de aplicativos protestam contra projeto de lei em Petrolina

Publicado

em

Por

Motoristas de aplicativos de Pernambuco unem-se em paralisação nacional contra o Projeto de Lei do Plano de Legislação Participativa.

Nesta terça-feira (26), motoristas de aplicativos em Pernambuco uniram-se em uma paralisação nacional para protestar veementemente contra o Projeto de Lei do Plano de Legislação Participativa (PLP) 12/2024, em tramitação urgente na Câmara dos Deputados em Brasília. O projeto visa regulamentar a atividade dos motoristas de aplicativos em todo o país, suscitando preocupações e resistência por parte dos profissionais afetados.

A manifestação teve como epicentro a cidade de Petrolina (PE), onde os manifestantes se concentraram a partir das 5h no Pátio de Eventos Ana das Carrancas. O ato recebeu expressivo apoio da Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil (FEMBRAPP) e da Associação dos Motoristas e Motoristas por Aplicativos de Pernambuco (AMAPE), que uniram forças para defender os interesses e direitos da categoria.

Além dos próprios motoristas de aplicativos, a mobilização contou com a presença solidária de entregadores por aplicativos e motociclistas, em virtude das preocupações levantadas pelo Governo Federal, que sinaliza a possibilidade de regulamentação dessas profissões no futuro próximo.

O protesto reflete a determinação e a união dos trabalhadores de aplicativos em Pernambuco e em todo o país, que se mantêm firmes na defesa de seus direitos e na busca por uma regulamentação justa e equilibrada de sua atividade profissional.

Continue Lendo

Petrolina-PE

Vereador Gilmar e Frente Negra do Velho Chico lançam o Fórum de Igualdade Racial

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação.

Hoje, 21 de março, marca o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, uma data de reflexão e mobilização mundial na luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial.

Em consonância com este importante dia, o professor Gilmar, vereador de Petrolina-PE, em parceria com a Frente Negra do Velho Chico, tem o prazer de convidar a comunidade para o lançamento oficial do Fórum Popular da Igualdade Racial de Petrolina.

Este fórum representa um marco significativo na busca pela equidade e justiça racial na cidade. Será um espaço dedicado à articulação de ações e estratégias para fortalecer a luta antirracista, promovendo a conscientização, o diálogo e a participação ativa da comunidade.

Todos são convidados a se juntar a este momento histórico, contribuindo com suas ideias, experiências e energia para construir uma Petrolina mais inclusiva e igualitária.

Local: Associação das Mulheres Rendeiras, bairro José e Maria

Horário: 19h

Continue Lendo

Entretenimento

Alceu Valença e Geraldo Azevedo serão atrações do São João de Petrolina

Publicado

em

Por

Felipe Diniz/Divulgação

 

Posts

Brasil3 meses atrás

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

O Senado aprovou, nesta terça-feira (15), em dois turnos, a proposta que inclui no artigo 5º da Constituição Federal a...

meio ambiente3 meses atrás

Crise do clima pode derrubar renda global em 19% até 2050

Um estudo que cruzou informações sobre economia local em populações do mundo todo com dados climáticos nos últimos 40 anos...

Brasil3 meses atrás

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que modifica as regras de...

Ilha do Fogo4 meses atrás

Equipe de voluntários da Ilha do Fogo mobiliza a população para mutirão de limpeza

No próximo dia 30 de março (sábado), a partir das 9h, a população do Vale do São Francisco está convidada...

Brasil4 meses atrás

STF derruba carência do INSS para autônoma receber salário-maternidade

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou – por 6 votos a 5 – o direito de trabalhadoras autônomas,...

Direitos Trabalhistas4 meses atrás

Motoristas de aplicativos protestam contra projeto de lei em Petrolina

Motoristas de aplicativos de Pernambuco unem-se em paralisação nacional contra o Projeto de Lei do Plano de Legislação Participativa. Nesta...

Esportes4 meses atrás

“Eu só queria jogar futebol”: Vinícius Jr. chora e desabafa ao falar de racismo

Durante a coletiva desta segunda-feira (25), o atacante Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid e da seleção brasileira, expressou emoção...

Entretenimento4 meses atrás

Após ameaça de prefeito, Planet Hemp e Criolo fazem show em Criciúma

A cidade de Criciúma, em Santa Catarina, sediou nos dias 22 e 23 o Skate Total Urbe (STU), uma competição...

Juazeiro-BA4 meses atrás

Prefeitura de Juazeiro intensifica recapeamento asfáltico na cidade

A Prefeitura de Juazeiro está intensificando os serviços de recuperação de vias no município, que tem como objetivo melhorar o...

Brasil4 meses atrás

Dados cadastrais de 87 mil chaves Pix vazam, informa Banco Central

Um total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) teve dados vazados,...

Categorias

Arquivos

Tendências

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner