Conecte-se com a gente
https://pontepop.com/kiara-cardoso-e-selecionada-para-evento-nacional-sobre-canhamo-industrial/

Politica

Governo lança programa para destinar imóveis abandonados da União para moradia popular

Publicado

em

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, nesta segunda-feira (26), o Programa de Democratização dos Imóveis da União, que prevê a destinação de imóveis abandonados ou inutilizados do governo federal para interesses públicos.

Os imóveis serão destinados a prefeituras ou movimentos populares mediante a aprovação de projetos que estabeleçam a nova finalidade dos espaços, como moradia popular, atividades esportivas, educação e cultura.

Cerca de 300 dos 500 imóveis pertencentes à União foram designados como de interesse social e agora entrarão na disputa entre as prefeituras e os movimentos para administrar esses locais. Os interessados já podem pleitear os espaços por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

O governo federal estima que a destinação deve ser implementada até 2026. A maioria desses imóveis está concentrada em quatro estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Pará. Muitos dos locais exigirão reformas para modernizar a estrutura, instalações, iluminação e fachada.

O presidente Lula falou da importância do . “Nós estamos começando uma coisa nova que a gente tomou a atitude de fazer desde março de 2023 e isso vem num processo elaborado pela Esther [Dweck, da pasta de Gestão e Inovação em Serviços Públicos], a equipe dela e envolvendo outros ministérios. Agora achamos que está pronto para fazer o lançamento. A partir desse lançamento é que a gente vai começar a trabalhar na distribuição dos imóveis”, explicou Lula.

No evnento, Esther Dweck anunciou a destinação de quatro imóveis da União: um espaço para a construção de uma escola estadual, em Amargosa, na Bahia; o Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, em Vitória da Conquista, na Bahia, que foi desativado em 2019; a antiga Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro; e a regularização da Ocupação Vito Giannotti, também no Rio de Janeiro, beneficiando 26 famílias.

Iniciativa privada

Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pelo projeto, afirmou que o projeto foi uma demanda do presidente Lula. “Ele determinou que fizéssemos um levantamento de todos os prédios que pudessem ter uma nova destinação. O objetivo foi inverter a lógica do governo interior, que foi de vender os imóveis, muitas vezes por um valor abaixo do mercado, sem se preocupar em dar uma destinação correta”, disse a ministra no lançamento.

“A venda pode ser uma desvalorização do patrimônio. A gente tem outras formas muito melhores de valorizar o patrimônio e de dar benefício para a população. Para gente, essa mudança de lógica é a base desse programa, que tem como comando principal o pedido do presidente da República para que a gente fizesse isso.”

A iniciativa privada, no entanto, não ficará de fora do programa. A ideia, de acordo com a ministra, não é fazer simplesmente a alienação do imóvel público ao privado, mas fazer permutas que beneficiem a população. “O valor dos imóveis da União que serão leiloados deverá ser pago por meio de obras. Trocar patrimônio por patrimônio. O setor privado constrói algo que o poder público precisará. Além de parcerias público-privadas”, disse a ministra. Um exemplo é a construção de prédios em terrenos da União.

Rui Costa, ministro da Casa Civil, também não descartou a alienação de patrimônio da União para a iniciativa privada. “Não estamos zerando a possibilidade de ter leilão de prédios ou alienação econômica. Nós temos imóvel em áreas hipervalorizadas, de uma dimensão que não cabe um projeto habitacional social, não cabe uma escola pública, porque não é o caso”, disse o ministro.

“Esse imóvel, prédio ou terreno pode e deve ser alienado, porque tem uma capacidade arrecadatória. O que você consegue arrecadar com ele é suficiente para construir às vezes 500 unidades, mil unidades, 3 mil unidades do Minha Casa Minha Vida. Esse custo-benefício será avaliado caso a caso.”

Linhas de atuação do programa 

O programa terá quatro linhas prioritárias para a destinação dos imóveis que visam atingir famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. A primeira é a provisão habitacional, que envolve o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e empreendimentos para locação social, por exemplo. A expectativa é que somente por meio do MCMV pelo menos cinco mil unidades habitacionais sejam entregues.

A segunda linha prevê a regularização fundiária e urbanização, que recairá sobre a titulação de ocupantes em áreas com infraestrutura e urbanização de assentamentos precários. Nessa linha, “queremos tirar as pessoas em situação de risco e regularizar”, afirmou a ministra no lançamento.

O terceiro eixo é sobre políticas públicas e programas estratégicos que não sejam somente para moradias, como educação, saúde e empreendimentos de infraestrutura.

Por fim, o último eixo é sobre empreendimentos de múltiplos usos em grandes áreas. Neste tópico, Dweck deu o exemplo do aeroporto desativado em Vitória da Conquista. O objetivo, neste caso, é dar uma nova destinação ao espaço que é propriedade da União.

-Fonte: Brasil de Fato. Foto: Ricardo Stuckert

Jonalismo com uma abordagem jovem, popular e democrática com uma militância sociopolítica e identitária, sendo uma alternativa à imprensa tradicional.

Petrolina-PE

Escondam as Joias: Bolsonaro vem à Petrolina em Agosto de 2024

o ex-presidente e inelegível Jair Messias Bolsonaro virá a Petrolina no próximo dia 7 de agosto.

Publicado

em

Reprodução – Instagram

O ex-presidente e inelegível Jair Messias Bolsonaro virá a Petrolina no próximo dia 7 de agosto.

A agenda foi confirmada pelo ex-ministro do Turismo e pré-candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado (PL). Durante a passagem pela cidade sertaneja, Bolsonaro participará de um ato em apoio à candidatura de Lara Cavalcanti (PL) à prefeita de Petrolina, consolidando a liderança da jornalista dentro da legenda.

“Acabei de receber uma ligação do presidente Bolsonaro e sei que vocês vão adorar. Estou aqui com o deputado Feitosa, Sílvio Nascimento, Fernando Rodolfo, e o presidente [Bolsonaro] virá para Pernambuco no dia 7. Vamos passar por Petrolina”, afirmou.

A agenda ainda inclui Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Gravatá e encerra no dia 10, na capital pernambucana.

“Em Recife, vamos juntar o pessoal de Olinda, de Jaboatão, de Paulista e de toda a região. Os bolsonaristas que estão em Ipojuca, o pessoal conservador, então é isso aí. E mais detalhes de local, dos horários, a gente vai divulgando mais para frente. Mas está fechado, prego batido e ponta virada: Bolsonaro aqui em Pernambuco de 7 a 10. Pode divulgar, pode botar pra tapar com barro”, finalizou Machado

Continue Lendo

Brasil

Manuella Tyler presta solidariedade à Marcelo Cosme

A Ativista se manifestou contra a LGBTfobia no X (Twitter) que Marcelo sofreu e prestou solidariedade, confira;

Publicado

em

Na noite dessa Quarta-Feira (27), a Ativista do PSOL prestou sua solidariedade ao Apresentador Marcelo Cosme após ter sido alvo de “chacota” em programa de televisão.

Confira o que a Ativista disse em seu X (Antigo Twitter):

“Acabo de receber um vídeo de um homem debochando do nosso querido @CosmeMarcelo em um programa de Televisão.
E pior, não é a primeira vez que pessoas como ele, vestidos de “cidadãos do bem” tem essas atitudes.
Nessas horas me questiono, CADÊ a responsabilidade dessas emissoras? CADÊ a responsabilidade e o cuidado de selecionar quem participa e toma frente na apresentação desses programas?
Não é possível que em 2024 temos que ainda lidar com coisas desse tipo.
Minha solidariedade ao querido Marcelo Cosme, que vem tendo um trabalho incrível na @GloboNews , e digo:
Nós continuaremos ocupando esses espaços! Seja na política, nas redes sociais, nos esportes, na televisão e em todos aqueles que somos negados de participar.”
Continue Lendo

Brasil

Luísa Mell é candidata a vereadora em São Paulo pelo União Brasil

Publicado

em

A ativista que vem atuando há mais de 22 anos. decidiu se candidatar ao cargo de vereadora, em São Paulo pelo União Brasil.

Reprodução: Instagram

Além disso, a ativista oficializou sua candidatura também no último sábado (20/07), assim como a ex-mulher do Zezé Di Camargo. 

Em entrevista ao Estadão, a ativista revelou: “Minha condição com o partido era apoio para a causa animal e ambiental. Sábado, na coletiva de imprensa, Milton Leite condicionou apoio ao prefeito Ricardo Nunes à criação da secretaria de Proteção Animal e Proteção aos Mananciais. Duas pautas importantes para mim”. 

Continue Lendo

Posts

Petrolina-PE11 horas atrás

Escondam as Joias: Bolsonaro vem à Petrolina em Agosto de 2024

o ex-presidente e inelegível Jair Messias Bolsonaro virá a Petrolina no próximo dia 7 de agosto.

Brasil13 horas atrás

Manuella Tyler presta solidariedade à Marcelo Cosme

A Ativista se manifestou contra a LGBTfobia no X (Twitter) que Marcelo sofreu e prestou solidariedade, confira;

Brasil15 horas atrás

Manto sagrado dos povos indígenas Tupinambás retornou ao Brasil

O manto sagrado dos povos indígenas Tupinambás, confeccionado com penas vermelhas e fibras vegetais, datado do século 17, finalmente retornou...

Reprodução: Instagram ( @BlogsNationBr e @Hilton.Lovee) Reprodução: Instagram ( @BlogsNationBr e @Hilton.Lovee)
Brasil20 horas atrás

Pagina de Fãs de Blogueirinha e de Erika Hilton explicam a situação entre as duas

Após Blogueirinha pedir 15mil emprestado pra Deputada, Erika se negou e expôs tudo no seu Instagram; Após isso, FC's da...

Brasil22 horas atrás

Luísa Mell é candidata a vereadora em São Paulo pelo União Brasil

A ativista que vem atuando há mais de 22 anos. decidiu se candidatar ao cargo de vereadora, em São Paulo...

Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram
Bahia23 horas atrás

Manuella Tyler é convidada pro PSOL por Erika Hilton

A Ativista anunciou nas suas redes nessa quarta-feira (24) que foi convidada pro PSOL através da Deputada Federal Erika Hilton....

Brasil3 meses atrás

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

O Senado aprovou, nesta terça-feira (15), em dois turnos, a proposta que inclui no artigo 5º da Constituição Federal a...

Meio ambiente3 meses atrás

Crise do clima pode derrubar renda global em 19% até 2050

Um estudo que cruzou informações sobre economia local em populações do mundo todo com dados climáticos nos últimos 40 anos...

Brasil3 meses atrás

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que modifica as regras de...

Ilha do Fogo4 meses atrás

Equipe de voluntários da Ilha do Fogo mobiliza a população para mutirão de limpeza

No próximo dia 30 de março (sábado), a partir das 9h, a população do Vale do São Francisco está convidada...

Categorias

Arquivos

Tendências

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner