Conecte-se com a gente
https://pontepop.com/kiara-cardoso-e-selecionada-para-evento-nacional-sobre-canhamo-industrial/

Juazeiro-BA

Estudantes da UNIVASF repudiam Instalação da Polícia Federal no Campus

Publicado

em

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Juazeiro.

Segue a nota:

Manifestamos através desta nota o completo desprezo e ojeriza pela cogitação da doação de parte do terreno da UNIVASF para criação de uma sede da Polícia Federal no Campus Juazeiro. Não existe, inclusive dentro das proposições feitas, quaisquer benefícios para a universidade que justifiquem essa intrusão. Reiteramos que a universidade deve ser sempre um espaço democrático da propagação da ciência e cultura, interesses que são políticos e ideologicamente adversos ao de um órgão que tem seu alicerce fundamental em ser um aparelho repressivo do Estado.

Manifestamos também a nossa profunda preocupação com todos os estudantes, professores e servidores da UNIVASF, que já sofrem diversas represálias e desmobilização quando, democraticamente, buscam o cumprimento dos seus direitos. Não se faz necessário uma busca histórica e geográfica muito longa para perceber quando esses órgãos foram inclusive acionados para desestruturar reivindicações legítimas. Além disso, a maior parte da comunidade acadêmica despende horas do seu dia na universidade, e a parte do terreno a ser doada seria o único espaço de convivência que compõe à estrutura do Campus.

Somado a todos os fatores citados, rememoramos a todos que leem esta nota, que quando demandamos quaisquer necessidades de mais espaço para as atividades acadêmicas, na maioria das vezes nos é negada. Não temos residências universitárias no Campus, e nos querem arrancar o espaço que utilizamos para o lazer, justificando que o espaço está em desuso – diga-se de passagem, por conta da própria estrutura burocrática da UNIVASF que nos impele à não utilização – O que nos resta é questionar a quem interessa que se instale tal aparato dentro do campus, visto que existem outros terrenos, inclusive bastante próximos, que podem ser utilizados para este fim.

Não nos sentimos seguros quando nos invadem, inclusive na construção de um debate que aparentou ser muito bem articulado, trazendo representantes do outro lado sem o consentimento dos representantes presentes, limitando-o em partes, constrangendo a todos os presentes. Questionamos a gestão “democrática” da reitoria, que ignora o próprio sindicato que se manifestou contra a discussão do ponto de pauta. Que ignora o corpo discente nos colocando na mão de algozes que eventualmente nos violentam. A quem isso interessa? O que nos interessa é a garantia de um RU com uma precificação não abusiva, o conserto das estruturas insalubres destinadas aos CAs e às Empresas Juniores, a construção de residências e criação de novos cursos, a expansão universitária. Não daremos um passo atrás. Não nos calaremos diante de tamanho ultraje.

Att. Centro Acadêmico de Ciências Sociais, Gestão Erika Hilton

Engenheiro da Computação pela UNIVASF, possui certificação de proficiência por Cambridge. Apaixonado por tecnologia, cultura pop, música, filosofia e espiritualidade. É especialista em desenvolvimento web Back-End.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ilha do Fogo

Equipe de voluntários da Ilha do Fogo mobiliza a população para mutirão de limpeza

Publicado

em

Por

No próximo dia 30 de março (sábado), a partir das 9h, a população do Vale do São Francisco está convidada a se unir a mais uma ação que promete transformar o cenário local. A equipe de voluntários da Ilha do Fogo está organizando o 6º mutirão de limpeza, com o objetivo de revitalizar e preservar o ambiente natural.

O evento, que promete ser não apenas uma atividade de limpeza, mas também uma celebração da comunidade, contará com a trilha sonora do renomado DJ Werson, além de outras apresentações ao longo do dia.

Para garantir o conforto e a segurança dos participantes, a equipe organizadora faz um importante alerta: é fundamental levar água e utilizar protetor solar em abundância. Graças à generosidade da comunidade e de alguns parceiros, foram arrecadados sacos de lixo e outros materiais que serão essenciais para a eficiência do mutirão.

Além disso, os voluntários têm o prazer de anunciar que no dia 6 de abril, a Ilha do Fogo será palco da primeira gincana sociocultural. Um evento imperdível, que promete envolver e entreter a comunidade, com a chance de ganhar um notebook como prêmio.

A mobilização dos voluntários e o apoio da população são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas, que visam não apenas cuidar do ambiente, mas também fortalecer os laços comunitários e promover o bem-estar de todos na Ilha do Fogo.

Continue Lendo

Juazeiro-BA

Prefeitura de Juazeiro intensifica recapeamento asfáltico na cidade

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Juazeiro está intensificando os serviços de recuperação de vias no município, que tem como objetivo melhorar o tráfego na cidade. Equipes da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) atuam em vias que estão com pavimento deteriorado. Desde a última semana, os trabalhos estão concentrados na Av. Chefy Khoury, no bairro João Paulo II e na Av. Irmã Dulce, no Alto da Aliança.

Foto: Luan Medrado/PMJ

O titular da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), Acauã Santiago, ressaltou a importância do trabalho realizado em pontos com pavimentação deteriorada. “Continuamos melhorando a mobilidade urbana da cidade. Sabemos da situação do asfalto destas vias, que, após as chuvas, se deterioraram mais ainda e é por isso que estamos empenhados para resolver a situação. Vamos continuar intensificando os serviços de tapa-buraco para melhorar a mobilidade da população”, pontuou o secretário de Obras, Acauã Santiago.

Foto: Luan Medrado/PMJ

Além de recuperar vias, a gestão Suzana Ramos está pavimentando mais de 70 ruas em mais de 10 bairros, com obras avançadas nos bairros Quidé, Nova Esperança, Jardim Flórida e Jardim Vitória. Um investimento de R$ 10 milhões, fruto de emenda parlamentar do deputado federal, Adolfo Viana, em parceria com o deputado estadual, Jordávio Ramos, através da prefeita Suzana Ramos.

 

Continue Lendo

Juazeiro-BA

Juazeiro inicia Campanha de Vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (25)

Publicado

em

Por

A Campanha de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) em Juazeiro. Em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios pelo país, o Ministério da Saúde antecipou a campanha, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), disponibiliza as doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“A vacina utilizada é trivalente e protege contra os principais vírus em circulação no Brasil. A expectativa é que, com a vacinação massiva da população, ocorra uma redução das complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Pedimos à população que procure a sua UBS de referência para se proteger da influenza” explicou a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Pollyanna Evangelista.

Público-alvo

O público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente de idade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Documentos

As pessoas devem procurar a sua UBS de referência com documento oficial com foto ou Certidão de Nascimento, CPF, Cartão SUS e Carteira de Vacinação.

 

 

Continue Lendo

Posts

Brasil3 meses atrás

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

O Senado aprovou, nesta terça-feira (15), em dois turnos, a proposta que inclui no artigo 5º da Constituição Federal a...

meio ambiente3 meses atrás

Crise do clima pode derrubar renda global em 19% até 2050

Um estudo que cruzou informações sobre economia local em populações do mundo todo com dados climáticos nos últimos 40 anos...

Brasil3 meses atrás

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que modifica as regras de...

Ilha do Fogo4 meses atrás

Equipe de voluntários da Ilha do Fogo mobiliza a população para mutirão de limpeza

No próximo dia 30 de março (sábado), a partir das 9h, a população do Vale do São Francisco está convidada...

Brasil4 meses atrás

STF derruba carência do INSS para autônoma receber salário-maternidade

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou – por 6 votos a 5 – o direito de trabalhadoras autônomas,...

Direitos Trabalhistas4 meses atrás

Motoristas de aplicativos protestam contra projeto de lei em Petrolina

Motoristas de aplicativos de Pernambuco unem-se em paralisação nacional contra o Projeto de Lei do Plano de Legislação Participativa. Nesta...

Esportes4 meses atrás

“Eu só queria jogar futebol”: Vinícius Jr. chora e desabafa ao falar de racismo

Durante a coletiva desta segunda-feira (25), o atacante Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid e da seleção brasileira, expressou emoção...

Entretenimento4 meses atrás

Após ameaça de prefeito, Planet Hemp e Criolo fazem show em Criciúma

A cidade de Criciúma, em Santa Catarina, sediou nos dias 22 e 23 o Skate Total Urbe (STU), uma competição...

Juazeiro-BA4 meses atrás

Prefeitura de Juazeiro intensifica recapeamento asfáltico na cidade

A Prefeitura de Juazeiro está intensificando os serviços de recuperação de vias no município, que tem como objetivo melhorar o...

Brasil4 meses atrás

Dados cadastrais de 87 mil chaves Pix vazam, informa Banco Central

Um total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) teve dados vazados,...

Categorias

Arquivos

Tendências

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner