Conecte-se com a gente
https://pontepop.com/kiara-cardoso-e-selecionada-para-evento-nacional-sobre-canhamo-industrial/

Bahia

EJA: Mais de 4 mil vagas gratuitas são abertas

Publicado

em

Jovens de 18 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio têm mais uma oportunidade. O Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) abriu 4.010 mil vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas são na modalidade semipresencial, sendo 80% à distância, pela plataforma de ensino do Sesi, e 20% presencial. Por isso, os candidatos precisam ter acesso à internet.

As vagas serão oferecidas nos polos de:

  • Salvador – 1.100 vagas
  • Teixeira de Freitas – 440
  • Ilhéus – 435
  • Juazeiro – 415
  • Vitória da Conquista – 400
  • Camaçari – 400
  • Feira de Santana – 390
  • Luís Eduardo Magalhães – 230
  • Jequié – 200

Metodologia do EJA

O Sesi Bahia se coloca como líder na oferta de vagas para educação de jovens e adultos no estado, com cerca de 10 mil alunos matriculados anualmente em diversas modalidades.

A instituição trabalha com a Metodologia de Reconhecimento de Saberes, que identifica, valida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho do estudante.

A principal vantagem é que o reconhecimento dos conhecimentos prévios dos estudantes pode diminuir o tempo de curso, ao focar nas competências essenciais que o estudante precisa dominar para concluir o ensino fundamental ou médio.

Confira os canais de contato dos Polos da EJA do SESI Bahia:

 

Camaçari

Escola SESI Milton Santos

(71) 3234-8230

Feira de Santana

Escola SESI José Carvalho

(75) 3321-9420 | WhatsApp: (75)3321-9420

Ilhéus

Escola SESI Adonias Filho

(73)3222-7077/ (73)3222-7069

Jequié

Polo EJA Jequié

(77) 3201-5703 ou (77) 3201-5722

Juazeiro 

Escola SESI João Gilberto

(74) 2102-7144 | WhatsApp: (71) 9 9700-7119/ (71) 9 9906-8083

Luís Eduardo Magalhães

Escola SESI João Ubaldo Ribeiro

(77) 3639-6400/6401 ou (77) 9 8825-5471

Salvador 

Escola SESI Reitor Miguel Calmon – 900 vagas

(71) 3234-8230

Escola SESI Itapagipe – 200 vagas

(71) 3234-8230

Teixeira de Freitas 

Escola SESI Maria Odília Teixeira

(73 )3164-2704

Vitória da Conquista

Escola SESI Anísio Teixeira

(77) 3201-5703 ou (77) 3201-5722

Jonalismo com uma abordagem jovem, popular e democrática com uma militância sociopolítica e identitária, sendo uma alternativa à imprensa tradicional.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Eleições 2024: mais de 60 mil jovens já se alistaram na Bahia

Publicado

em

Por

Até o momento, foram registrados 61.024 alistamentos de jovens baianos com idades entre 16 e 18 anos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para as Eleições Municipais de 2024. Este grupo, que participará pela primeira vez do processo eleitoral, é o foco da Semana do Jovem Eleitor, uma iniciativa digital promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acontece de 18 a 22 de março.

Dentre os jovens eleitores da Bahia que solicitaram a primeira via do título eleitoral neste ano, 44.776 são da faixa etária em que o voto não é obrigatório (16 e 17 anos). Enquanto isso, pouco mais de 16 mil jovens de 18 anos, para os quais a participação nas eleições é obrigatória, se alistaram junto à Justiça Eleitoral baiana.

Durante esta semana dedicada ao alistamento, os jovens têm a oportunidade de comparecer ao cartório eleitoral e solicitar a primeira via do título eleitoral. Para isso, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência, emitido há no máximo 3 meses. É importante ressaltar que a Carteira Nacional de Habilitação e o Passaporte não serão aceitos como documentos válidos. O prazo para o alistamento e outros serviços eleitorais encerra-se em 8 de maio.

Em caso de dúvidas, os interessados podem encontrar instruções sobre como tirar o primeiro título ou regularizar a situação eleitoral no site do TSE. Os contatos em Juazeiro, Bahia são: 48ª Zona – Telefone: 3611-5219 (e-mail: zona048@tre-ba.jus.br) e 47ª Zona – Telefone: 3611-5505 (e-mail: zona047@tre-ba.jus.br).

Festival Primeiro Voto

A ação da Justiça Eleitoral visa incentivar os jovens de 16 a 18 anos a solicitarem a primeira via do título de eleitor e participarem das Eleições Municipais de 2024. Essa iniciativa não apenas possui relevância social, mas também contribui positivamente para a otimização do atendimento e alistamento eleitoral. A campanha conta com a mobilização dos tribunais eleitorais de todo o país, entidades da sociedade civil e instituições públicas e privadas. Um dos principais objetivos é alertar para o prazo de solicitação dos serviços, como alistamento ou transferência de domicílio, que se encerra em 8 de maio.

Fonte: TSE.

Continue Lendo

Bahia

10 casos de feminicídio no estado em 2024

Publicado

em

Por

 

No decorrer de 2023, na Bahia, 129 mulheres perderam a vida em casos de homicídio, marcando a posição mais elevada entre os oito estados examinados pela Rede de Observatórios da Segurança, um projeto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec).

O levantamento abrange um total de 3.528 registros, abordando diversos delitos, como homicídios, feminicídios, estupros e outras ocorrências. É importante salientar que o número de feminicídios pode ser ainda maior, pois muitos casos podem se enquadrar nessa categoria, mas não são oficialmente registrados como tal.

A metodologia da Rede de Observatórios baseia-se na coleta de informações a partir da veiculação na mídia, englobando sites, jornais, redes sociais e outros meios. Os dados são posteriormente compilados, analisados e revisados. Além disso, informações de outras fontes também são consideradas pelos pesquisadores. Conforme explicou Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em entrevista ao Nexo.

O intuito é contribuir para a formulação de políticas públicas. Cada senador e senadora receberá um relatório específico de seu estado, oferecendo um diagnóstico do território para que possam conhecer a realidade local e pressionar as autoridades por mudanças efetivas.

 

Bahia

Em Juazeiro-BA, no dia 11 de março, mês da mulheres, Quemoly Luize de Sena foi morta com um tiro no peito pelo seu companheiro, um bombeiro militar. O autor do crime foi detido em flagrante e encontra-se sob custódia. As autoridades apuram as circunstâncias que levaram a esse trágico desfecho, e até o momento, a motivação está relacionada à não aceitação do término do relacionamento por parte do autor.

De acordo com as autoridades policiais, já foram registrados 10 crimes na Bahia nos primeiros meses de 2024. Apesar disso, conforme pontuou a polícia, o número representa uma redução de 23,1% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o estado teve 13 registros.

Os dados referentes à Lei Maria da Penha nos meses de janeiro e fevereiro deste ano no Brasil também merecem destaque. Nesse período, foram registrados 7.835 boletins de ocorrência, instaurados 4.499 inquéritos, encaminhados 2.506 inquéritos para a Justiça, solicitadas 950 medidas protetivas de urgência e efetuadas 748 prisões em flagrante.

 

 

Continue Lendo

Bahia

Chesf anuncia vazão da usina hidrelétrica de Sobradinho

Publicado

em

Por

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que a vazão media diária da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na cidade de Sobradinho, no norte do estado, aumentará a partir desta quinta-feira (7). Com isso, a média mensal de 900 metros cúbicos por segundo (m³/s) subirá para 1.470 em março.

O aumento de vazão significa que um maior volume de água será liberado por segundo do reservatório da barragem. Ainda conforme a Chesf, a medida acontece para garantir que essas águas cheguem para mais barragens e hidroelétricas espalhadas pelo Brasil.

Conforme a Chesf, a vazão terá um aumento gradual. Nesta quinta (7), chegará aos 1.300 m³/s e, na sexta (8), aos 1.600 m³/s.

Para abril, a previsão é que o valor abaixe e estabilize nos 1.200 m³/s.

A empresa ainda detalhou que realiza estudos de segurança e as comunidades ribeirinhas não correm riscos com o aumento de volume hídrico.

Qualquer alteração será comunicada pela própria Chesf para as comunidades que vivem às margens do Rio São Francisco, que corta cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe).

Nesta semana, o reservatório de sobradinho chegou aos 73% do seu volume útil, o que representa uma redução de 27% em comparação ao ano passado no mesmo período.

Fonte: G1 Bahia.

Continue Lendo

Posts

Brasil3 meses atrás

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

O Senado aprovou, nesta terça-feira (15), em dois turnos, a proposta que inclui no artigo 5º da Constituição Federal a...

meio ambiente3 meses atrás

Crise do clima pode derrubar renda global em 19% até 2050

Um estudo que cruzou informações sobre economia local em populações do mundo todo com dados climáticos nos últimos 40 anos...

Brasil3 meses atrás

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que modifica as regras de...

Ilha do Fogo4 meses atrás

Equipe de voluntários da Ilha do Fogo mobiliza a população para mutirão de limpeza

No próximo dia 30 de março (sábado), a partir das 9h, a população do Vale do São Francisco está convidada...

Brasil4 meses atrás

STF derruba carência do INSS para autônoma receber salário-maternidade

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou – por 6 votos a 5 – o direito de trabalhadoras autônomas,...

Direitos Trabalhistas4 meses atrás

Motoristas de aplicativos protestam contra projeto de lei em Petrolina

Motoristas de aplicativos de Pernambuco unem-se em paralisação nacional contra o Projeto de Lei do Plano de Legislação Participativa. Nesta...

Esportes4 meses atrás

“Eu só queria jogar futebol”: Vinícius Jr. chora e desabafa ao falar de racismo

Durante a coletiva desta segunda-feira (25), o atacante Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid e da seleção brasileira, expressou emoção...

Entretenimento4 meses atrás

Após ameaça de prefeito, Planet Hemp e Criolo fazem show em Criciúma

A cidade de Criciúma, em Santa Catarina, sediou nos dias 22 e 23 o Skate Total Urbe (STU), uma competição...

Juazeiro-BA4 meses atrás

Prefeitura de Juazeiro intensifica recapeamento asfáltico na cidade

A Prefeitura de Juazeiro está intensificando os serviços de recuperação de vias no município, que tem como objetivo melhorar o...

Brasil4 meses atrás

Dados cadastrais de 87 mil chaves Pix vazam, informa Banco Central

Um total de 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD) teve dados vazados,...

Categorias

Arquivos

Tendências

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner