Ilha do Fogo
Como manter limpo locais públicos ?
Para manter limpo locais públicos, é importante que todos façam a sua parte. Aí vão dicas básicas:
- Não jogar lixo no chão. ( Lixos nas ruas entope bueiros e causa inundações)
- Separar o lixo reciclável do lixo comum. ( Essa atitude simples e diária, que todo mundo pode adotar em casa, tem tudo para facilitar a vida de quem trabalha com a coleta seletiva e também ajuda a evitar disseminação de doenças.)
- Não jogar bitucas de cigarros no chão. (De acordo com relatório da NBC News, a bituca de cigarro polui mais o oceano do que as sacolas e canudos de plástico.)
- Não fazer xixi na rua. ( Além de degradar o ambiente é crime de acordo com o Decreto-Lei n.º 3.688 de 1941, que traz a conduta de importunação ofenciva ao pudor.)
- Não deixar animais de estimação fazerem xixi ou cocô na rua nem próximo à áreas do rio. (Não recolher o cocô de cachorro na rua é uma atitude perigosa, pode ser um reservatório potencial para bactérias resistentes a antibióticos, o que significa que os humanos podem desenvolver infecções bacterianas difíceis de tratar.)
- Se ver algum lixo no chão, pegue-o e jogue-o no lixo. (Reduz a poluição do solo, da água e do ar.)
Para as pessoas que frequentam a área ribeirinha, é importante também não jogar lixo na água,isso pode prejudicar o ecossistema aquático e também causar poluição. Se ver algum lixo na água, recolha-o e colabore com nosso meio ambiente. Ao adotar essas medidas, você estará contribuindo para a preservação e para a melhoria da experiência de todos que frequentam esses locais públicos.
Ilha do Fogo
Equipe de voluntários da Ilha do Fogo mobiliza a população para mutirão de limpeza
No próximo dia 30 de março (sábado), a partir das 9h, a população do Vale do São Francisco está convidada a se unir a mais uma ação que promete transformar o cenário local. A equipe de voluntários da Ilha do Fogo está organizando o 6º mutirão de limpeza, com o objetivo de revitalizar e preservar o ambiente natural.
O evento, que promete ser não apenas uma atividade de limpeza, mas também uma celebração da comunidade, contará com a trilha sonora do renomado DJ Werson, além de outras apresentações ao longo do dia.
Para garantir o conforto e a segurança dos participantes, a equipe organizadora faz um importante alerta: é fundamental levar água e utilizar protetor solar em abundância. Graças à generosidade da comunidade e de alguns parceiros, foram arrecadados sacos de lixo e outros materiais que serão essenciais para a eficiência do mutirão.
Além disso, os voluntários têm o prazer de anunciar que no dia 6 de abril, a Ilha do Fogo será palco da primeira gincana sociocultural. Um evento imperdível, que promete envolver e entreter a comunidade, com a chance de ganhar um notebook como prêmio.
A mobilização dos voluntários e o apoio da população são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas, que visam não apenas cuidar do ambiente, mas também fortalecer os laços comunitários e promover o bem-estar de todos na Ilha do Fogo.
Ilha do Fogo
Inicia a obra da nova rampa na Ilha do Fogo
Inicia nesta quarta-feira, dia 6, a tão aguardada construção de uma nova rampa na Ilha do Fogo, um empreendimento financiado pelos próprios frequentadores do local e liderada pela terceira margem, que assumiu a administração do processo.
Manuella Tyler, idealizadora do projeto @ilhadofogo.com.br, destaca que esta empreitada é um verdadeiro fruto da comunidade, pois os recursos foram arrecadados pelos próprios amantes da Ilha. Além disso, ela revela que há planos em desenvolvimento para a construção de outra rampa, projeto esse que conta com a participação voluntária de um renomado arquiteto.
A rampa vinha causando bastante insegurança aos frequentadores, podendo causar um acidente a qualquer instante. A comunidade reconheceu a urgência da situação, e os recursos foram arrecadados para remediar esse cenário preocupante.
Essa obra não apenas aprimora as condições na Ilha do Fogo, mas também destaca a colaboração e o comprometimento da comunidade em proporcionar melhorias significativas para todos.
Ilha do Fogo
A lenda da Serpente da Ilha do Fogo de Juazeiro-BA
Dizem que há muito tempo atrás, uma menina que morava na cidade de Juazeiro era possuidora de uma grande beleza. Certo dia, nas margens do rio São Francisco, ela permaneceu por muitas e muitas horas olhando seu reflexo nas águas que estavam cristalinas e acabou esquecendo das horas e da sua casa. Quando chegou às 18 horas, no badalar do sino, ela se transformou em uma gigante e terrível serpente.
A lenda conta que a serpente tem muitos metros de comprimento e que hoje vive debaixo de um morro na Ilha do Fogo, entre Juazeiro e Petrolina, iluminando as noites sem luar. Muitos pescadores e barqueiros afirmam terem visto os focos de luz que vem dos olhos da serpente. Ela estaria presa por três fios de cabelo de Nossa Senhora das Grotas, padroeira da cidade de Juazeiro-BA, e que quando esses fios partirem, ela se soltaria e toda a região seria inundada, sem restar mais vida humana na região.
Para completar, também reza a lenda que, dois fios já se partiram provocando grandes inundações na região e que a culpa disso são os muitos pecados cometidos pelas duas cidades e a poluição do Rio São Francisco.
O que não falta são lendas na região da bacia do rio São Francisco, mas o que é mais interessante é que a maioria delas gira em torno do Velho Chico e que, no final das contas, é em sua própria defesa e geralmente em prol do bem da população.
Fonte: Projeto Ilha Do Fogo, www.ilhadofogo.com.br