Conecte-se com a gente
https://pontepop.com/kiara-cardoso-e-selecionada-para-evento-nacional-sobre-canhamo-industrial/

Bahia

Bahia vence a Juazeirense de virada e volta à liderança do Baianão

Publicado

em

O Campeonato Baiano tem um novo líder. No jogo que valia o topo da classificação do estadual, o Bahia venceu a Juazeirense de virada por 2×1, no estádio Adauto Moraes, na tarde deste domingo (25), e voltou ao primeiro lugar da competição.

Diante do gramado ruim em Juazeiro, as equipes fizeram um confronto físico, com muitas disputas no meio-campo e poucas chances claras. Na reta final da primeira etapa, o meia Mauro acertou belo chute e colocou a Juazeirense em vantagem. Apenas três minutos depois, David Duarte, de cabeça, empatou para o Esquadrão. No segundo tempo, Ademir garantiu o triunfo.

O resultado positivo deixa o Bahia com 16 pontos, empatado com o Barcelona de Ilhéus, mas o Esquadrão leva vantagem no saldo de gols. A Juazeirense caiu para terceiro, com 14, e pode perder mais uma posição no complemento da rodada.

Na última rodada da primeira fase, o Esquadrão recebe o Jacuipense, na Fonte Nova, no domingo (3). No mesmo dia, a Juá visitará o Bahia de Feira, em Feira de Santana.

O JOGO

Rogério Ceni voltou a promover mudanças no Bahia. A principal surpresa foi a entrada de Danilo Fernandes no gol. Atual terceiro goleiro, ele estreou na temporada.

Sem Jean Lucas e Rezende, suspensos, Rogério montou um meio-campo com Caio Alexandre, Yago e Thaciano, que tinha a missão de municiar o tripé formado por Biel, Everaldo e Rafael Ratão.

Apesar da escalação sugerir que o Bahia jogaria com dois pontas espetados, durante o confronto Biel revezava entre a beirada e o papel de meia por dentro, tentando articular as jogadas. O tricolor apostava nos cruzamentos na área e demorou para criar chances claras.

A Juazeirense, por outro lado, tentava chegar ao ataque na base do contra-ataque, direcionando as ações, principalmente, para a parte esquerda da defesa do Esquadrão, onde encontrava o lateral Cicinho improvisado e o zagueiro David Duarte.

O Cancão, aliás, foi o primeiro a assustar na partida. Na cobrança do escanteio na área, o zagueiro Maurício tentou de letra, mas a bola explodiu em Gabriel Xavier. Os jogadores ficaram pedindo toque de mão do zagueiro tricolor, mas a arbitragem mandou seguir.

Pouco criativo, o Bahia só levou perigo de fato pela primeira vez no jogo aos 33 minutos, em chute de Thaciano que o goleiro João Guilherme segurou firme. O primeiro tempo caminhava para um fraco 0x0, mas ganhou emoção no fim.

Aos 41 minutos, a Juazeirense escapou em velocidade pelo lado direito. Bruno Matos cruzou rasteiro e achou Mauro do lado esquerdo. O meia carregou sem marcação e chutou forte para abrir o placar no Adauto Moraes.

A resposta do Bahia foi rápida. Apenas três minutos depois, Biel cobrou escanteio na medida e David Duarte, de cabeça, deixou tudo igual e salvou o tricolor da derrota na primeira etapa.

O Bahia começou o segundo tempo com mais presença ofensiva. Logo nos primeiros minutos, Everaldo mandou chute colocado e obrigou João Guilherme a fazer grande defesa. O tricolor, no entanto, não conseguiu transformar a maior posse de bola em pressão.

O jogo seguiu com muitas disputas no meio-campo e pouca criatividade. Para tentar mudar o panorama, Rogério Ceni colocou Cauly e Ademir em campo. A alteração deu certo.

Aos 25 minutos, Thaciano ganhou bem do zagueiro Maurício e cruzou para Ademir. O camisa 7 dominou livre de marcação dentro da área e teve a tranquilidade de bater colocado para virar o placar em favor do Esquadrão.

Com o resultado favorável, o tricolor passou a se defender e jogar no contra-ataque. O Cancão tentou fazer pressão, principalmente pelo alto. O Bahia ainda teve uma última chance para ampliar a conta, mas Cauly, sem goleiro, mandou por cima do gol. No fim das contas, o lance perdido não fez falta já que o Esquadrão se segurou bem e garantiu o triunfo.

 

FICHA TÉCNICA

Juazeirense 1×2 Bahia – Campeonato Baiano (8ª rodada)

Juazeirense: João Guilherme, Edson, Zé Romário, Maurício e Yan (Leandrinho); Waguinho, Patrick (Janeudo), Mauro e Bruno Matos; Ian Augusto (Alexsandro) e Luís Soares (Pedro Henrique). Técnico: Carlos Rabello

Bahia: Danilo Fernandes, Gilberto (Arias), Gabriel Xavier, David Duarte e Cicinho; Caio Alexandre (Everton Ribeiro), Yago Felipe e Thaciano; Biel (Ademir), Everaldo e Rafael Ratão (Cauly). Técnico: Rogério Ceni

Local: Adauto Moraes

Gols: Mauro, aos 41 minutos, David Duarte, aos 44 do 1º tempo, Ademir, aos 25 minutos do 2º tempo

Cartão amarelo: Luís Soares, Maurício (Juazeirense); Gilberto, Danilo Fernandes (Bahia)

Arbitragem: Reinaldo Silva de Santana, auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira e José dos Santos Amador.

 

-Correio 24 horas. Fotografia: Letícia Martins/EC Bahia

Jonalismo com uma abordagem jovem, popular e democrática com uma militância sociopolítica e identitária, sendo uma alternativa à imprensa tradicional.

Bahia

Manuella Tyler é convidada pro PSOL por Erika Hilton

A Ativista anunciou nas suas redes nessa quarta-feira (24) que foi convidada pro PSOL através da Deputada Federal Erika Hilton. Confira;

Publicado

em

Foto divulgada pela Manuella | Reprodução/Instagram

                 Reprodução: Instagram

Nessa quarta-feira (24), a Ativista Manuella Tyler, anunciou sua chegada ao PSOL através de convite da Deputada Federal Erika Hilton.

Publicado em suas redes sociais, Manuella foi convidada por Erika Hilton à construir um projeto político para Juazeiro-BA e até pra toda a Bahia.

“Nossas lutas enquanto mulheres e LGBTI+ são para além dos nossos marcadores sociais é sobre direitos humanos, civis e ambientais, para combater às desigualdades e trabalhar na defesa da democracia.” Disse Manuella em seu Instagram.

A Ativista vem sendo bastante cotada pra se candidatar à Vereadora de Juazeiro-BA após suas ações na Ilha do Fogo e após a retirada da estatua de Daniel Alves.

Continue Lendo

Bahia

Eleições 2024: mais de 60 mil jovens já se alistaram na Bahia

Publicado

em

Por

Até o momento, foram registrados 61.024 alistamentos de jovens baianos com idades entre 16 e 18 anos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para as Eleições Municipais de 2024. Este grupo, que participará pela primeira vez do processo eleitoral, é o foco da Semana do Jovem Eleitor, uma iniciativa digital promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acontece de 18 a 22 de março.

Dentre os jovens eleitores da Bahia que solicitaram a primeira via do título eleitoral neste ano, 44.776 são da faixa etária em que o voto não é obrigatório (16 e 17 anos). Enquanto isso, pouco mais de 16 mil jovens de 18 anos, para os quais a participação nas eleições é obrigatória, se alistaram junto à Justiça Eleitoral baiana.

Durante esta semana dedicada ao alistamento, os jovens têm a oportunidade de comparecer ao cartório eleitoral e solicitar a primeira via do título eleitoral. Para isso, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência, emitido há no máximo 3 meses. É importante ressaltar que a Carteira Nacional de Habilitação e o Passaporte não serão aceitos como documentos válidos. O prazo para o alistamento e outros serviços eleitorais encerra-se em 8 de maio.

Em caso de dúvidas, os interessados podem encontrar instruções sobre como tirar o primeiro título ou regularizar a situação eleitoral no site do TSE. Os contatos em Juazeiro, Bahia são: 48ª Zona – Telefone: 3611-5219 (e-mail: zona048@tre-ba.jus.br) e 47ª Zona – Telefone: 3611-5505 (e-mail: zona047@tre-ba.jus.br).

Festival Primeiro Voto

A ação da Justiça Eleitoral visa incentivar os jovens de 16 a 18 anos a solicitarem a primeira via do título de eleitor e participarem das Eleições Municipais de 2024. Essa iniciativa não apenas possui relevância social, mas também contribui positivamente para a otimização do atendimento e alistamento eleitoral. A campanha conta com a mobilização dos tribunais eleitorais de todo o país, entidades da sociedade civil e instituições públicas e privadas. Um dos principais objetivos é alertar para o prazo de solicitação dos serviços, como alistamento ou transferência de domicílio, que se encerra em 8 de maio.

Fonte: TSE.

Continue Lendo

Bahia

EJA: Mais de 4 mil vagas gratuitas são abertas

Publicado

em

Por

Jovens de 18 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio têm mais uma oportunidade. O Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) abriu 4.010 mil vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas são na modalidade semipresencial, sendo 80% à distância, pela plataforma de ensino do Sesi, e 20% presencial. Por isso, os candidatos precisam ter acesso à internet.

As vagas serão oferecidas nos polos de:

  • Salvador – 1.100 vagas
  • Teixeira de Freitas – 440
  • Ilhéus – 435
  • Juazeiro – 415
  • Vitória da Conquista – 400
  • Camaçari – 400
  • Feira de Santana – 390
  • Luís Eduardo Magalhães – 230
  • Jequié – 200

Metodologia do EJA

O Sesi Bahia se coloca como líder na oferta de vagas para educação de jovens e adultos no estado, com cerca de 10 mil alunos matriculados anualmente em diversas modalidades.

A instituição trabalha com a Metodologia de Reconhecimento de Saberes, que identifica, valida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho do estudante.

A principal vantagem é que o reconhecimento dos conhecimentos prévios dos estudantes pode diminuir o tempo de curso, ao focar nas competências essenciais que o estudante precisa dominar para concluir o ensino fundamental ou médio.

Confira os canais de contato dos Polos da EJA do SESI Bahia:

 

Camaçari

Escola SESI Milton Santos

(71) 3234-8230

Feira de Santana

Escola SESI José Carvalho

(75) 3321-9420 | WhatsApp: (75)3321-9420

Ilhéus

Escola SESI Adonias Filho

(73)3222-7077/ (73)3222-7069

Jequié

Polo EJA Jequié

(77) 3201-5703 ou (77) 3201-5722

Juazeiro 

Escola SESI João Gilberto

(74) 2102-7144 | WhatsApp: (71) 9 9700-7119/ (71) 9 9906-8083

Luís Eduardo Magalhães

Escola SESI João Ubaldo Ribeiro

(77) 3639-6400/6401 ou (77) 9 8825-5471

Salvador 

Escola SESI Reitor Miguel Calmon – 900 vagas

(71) 3234-8230

Escola SESI Itapagipe – 200 vagas

(71) 3234-8230

Teixeira de Freitas 

Escola SESI Maria Odília Teixeira

(73 )3164-2704

Vitória da Conquista

Escola SESI Anísio Teixeira

(77) 3201-5703 ou (77) 3201-5722

Continue Lendo

Posts

Petrolina-PE11 horas atrás

Escondam as Joias: Bolsonaro vem à Petrolina em Agosto de 2024

o ex-presidente e inelegível Jair Messias Bolsonaro virá a Petrolina no próximo dia 7 de agosto.

Brasil13 horas atrás

Manuella Tyler presta solidariedade à Marcelo Cosme

A Ativista se manifestou contra a LGBTfobia no X (Twitter) que Marcelo sofreu e prestou solidariedade, confira;

Brasil15 horas atrás

Manto sagrado dos povos indígenas Tupinambás retornou ao Brasil

O manto sagrado dos povos indígenas Tupinambás, confeccionado com penas vermelhas e fibras vegetais, datado do século 17, finalmente retornou...

Reprodução: Instagram ( @BlogsNationBr e @Hilton.Lovee) Reprodução: Instagram ( @BlogsNationBr e @Hilton.Lovee)
Brasil20 horas atrás

Pagina de Fãs de Blogueirinha e de Erika Hilton explicam a situação entre as duas

Após Blogueirinha pedir 15mil emprestado pra Deputada, Erika se negou e expôs tudo no seu Instagram; Após isso, FC's da...

Brasil22 horas atrás

Luísa Mell é candidata a vereadora em São Paulo pelo União Brasil

A ativista que vem atuando há mais de 22 anos. decidiu se candidatar ao cargo de vereadora, em São Paulo...

Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram
Bahia24 horas atrás

Manuella Tyler é convidada pro PSOL por Erika Hilton

A Ativista anunciou nas suas redes nessa quarta-feira (24) que foi convidada pro PSOL através da Deputada Federal Erika Hilton....

Brasil3 meses atrás

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

O Senado aprovou, nesta terça-feira (15), em dois turnos, a proposta que inclui no artigo 5º da Constituição Federal a...

Meio ambiente3 meses atrás

Crise do clima pode derrubar renda global em 19% até 2050

Um estudo que cruzou informações sobre economia local em populações do mundo todo com dados climáticos nos últimos 40 anos...

Brasil3 meses atrás

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que modifica as regras de...

Ilha do Fogo4 meses atrás

Equipe de voluntários da Ilha do Fogo mobiliza a população para mutirão de limpeza

No próximo dia 30 de março (sábado), a partir das 9h, a população do Vale do São Francisco está convidada...

Categorias

Arquivos

Tendências

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner